Administrado por Dom Vito Alberti Lavezzo e Dona Kate Alberti Rossetti, arquivistas do Vaticano.

Pesquise

Decreto — Reedificação da Biblioteca Vaticana


PAULUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

A todos os que lerem estas letras apostólicas,
saudações e bençãos do Senhor.

O Arquivo do Vaticano conserva os documentos relativos ao governo da Igreja, para antes de tudo estarem à disposição da Santa Sé e da Cúria no desempenho do próprio trabalho, e para que depois, por concessão pontifícia, possam representar para todos os estudiosos da história da Igreja, fontes de conhecimento, mesmo profano, daquelas regiões que há séculos estão intimamente ligadas com a vida da Igreja.

A Biblioteca Apostólica do Vaticano renova-se como instrumento da Igreja para o desenvolvimento, a conservação e a divulgação da cultura e foi constituída pelo Papas, nas suas várias secções oferece tesouros riquíssimos de ciência e de arte aos estudiosos que investigam a verdade. A Santa Igreja Romana se insere em uma tradição papal de conservar num arquivo próprio a memória dos mártires e a gesta dos pastores, bem como os livros que asseguravam a atividade litúrgica e as necessidades administrativas da comunidade eclesial.

Ciente de diversos erros nos Documentos e Bulas Apostólicas. ORDENO que seja reformulado, atualizado e corrigido todas as letras apostólicas redigidas pelos meus antecessores em forma de Motu Proprio, Nomeações ao Colégio Apostólico, Constituições, Bulas, Cartas Pastorais, Encíclica, Decretos, Concílios, Exortações e Declarações Conciliares.
Em suma, DECRETO a nomeação do Excelentíssimo Bispo Dom Miguel Maria Dolezzio como Arquivista e Bibliotecário do Vaticano e também nomeio-o para a Sé Arquiepiscopal Titular de Capocilla. Invoco as bençãos do Senhor para que exerça este ministério com a humildade, simplicidade, sabedoria e a dedicação que bem o caracterizam.

Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia 11 de Fevereiro no ano da graça do Senhor de 2020, primeiro de nosso pontificado.

+ PAULUS Pp. IV
Pontifex Maximus