EPÍLOGO DO CONCÍLIO VATICANO VII
HOMILIA DO SANTO PADRE JOÃO II
NA EUCARISTIA DE ENCERRAMENTO DO CONCÍLIO
Na história da Igreja realizaram-se diversos Concílios, e eu destaco os dois últimos grandes: Vaticano V, que deu respostas as urgências litúrgicas e legislativas da Igreja, e Latrão I, que deu respostas as urgências pastorais.
Quando decidi convocar o Concílio Vaticano VII, fui desencorajado, pois foi considerado um erro abri-lo. De fato, haveriam poucos assuntos a serem tratados, mas, para mim, era importante convocar os bispos do mundo todo, para ouvir suas opiniões. Lembrem-se que naqueles dias da convocação vivíamos a tempestade da cisma no bhlet, a dispersão do clero, a onda de mentiras, e de revelações.
Neste contexto, convoquei um concílio destinado ao fracasso. Mas, logo na primeira Sessão, Deus se mostrou ao meu lado.
Ali decidimos sobre a permanência de toda a Igreja aqui no Habbo Hotel, que resultou na primeira constituição apostólica conciliar, a Igreja Universal, que trata justamente sobre esse assunto, um dos dois principais assuntos a serem tratados neste santo sínodo.
Depois, veio a segunda sessão conciliar, uma sessão para refletir sobre as alterações daquelas leis do Concílio Vaticano V sobre Liturgia, e que veio a apresentar a vontade da Igreja sobre estes assuntos, e, por fim, não resultaria em grandes documentos, apenas num decreto conciliar.
Do mesmo modo realizou-se a terceira sessão conciliar, que resultou no decreto conciliar datado de 6 de Janeiro e logo tornado público, onde ordenamos a reforma do Código do Direito Canônico e da formação nos seminários.
Por fim, realizamos a IV e última sessão do concílio destinado a derrota, onde tratamos sua segunda principal pauta: A natureza da Igreja no Habbo Hotel. Uma questão que a muito tempos assolava os grupos da Igreja e as rodas de conversa, trazendo péssimas interpretações, e uma visão de Igreja faz-de-conta. Assim, esta sessão resultou na constituição apostólica Salus Animarum, que até o fim desta noite será publicada. Bem como uma declaração conciliar sobre a unidade do clero.
Irmãos, Deus se mostrou ao nosso lado durante todos os dias deste concílio, que não foi um concílio de ruptura, mas de continuidade. Continuidade daquilo que o Senhor já havia iniciado outrora, em outros concílios, no coração do seu povo fiel.
Como dizia São Paulo VI: "Por assim dizer, a Igreja baixou a dialogar com o homem; e conservando sempre a sua autoridade e a sua virtude, adotou a maneira de falar acessível e amiga que é própria da caridade pastoral. Quis ser ouvida e entendida pelos homens. "
A primeira leitura da missa de hoje, da Profecia de Sofonias nos leva a refletir que Deus está sempre presente conosco. Sim irmãos, é Ele quem nos orienta, é Ele quem guia a Igreja Católica no Habbo Hotel, pois atrás de cada um de nós há alguém real, a qual o Espírito Santo toca e conduz. Deus não nos abandona, pois sabe que fazemos isso por amor, que esta é nossa forma de doar a vida pela causa do reino, não ainda plenamente como deve ser, mas num caminho bonito de crescimento pessoal e crescimento na vida de Igreja.
A mesma dimensão se apresenta no Evangelho, quando Jesus pede que anunciemos o Evangelho, pois Ele permaneceria conosco, nos auxiliando na missão. Assim irmãos, a segunda leitura nos orienta a sermos uma Igreja harmônica, onde cada um ocupa seu lugar, seu papel. Uma Igreja de harmonia, é uma Igreja bonita.
Que nós, padres, bispos, cardeais, leigos e leigas do Habbo, possamos nos transformar numa Igreja cada vez mais bonita, que evangeliza, como diz São Francisco de Assis, usando palavras se for preciso. Pois é uma Igreja bonita que evangeliza por sua própria existência. Uma Igreja bonita, que manifesta a todos o rosto do Cristo, Bom Pastor crucificado e ressuscitado, que convida a todos a participar da mesa do seu reino.
Que nossa Igreja possa ser isso, que nos possamos a transformar nisso, aí estaremos cumprindo o nosso papel de batizados, sendo discípulos do Mestre, que nos convida a lançar as redes e ir as águas mais profundas. Amém.
Basílica de São Pedro
Dia 10 de Janeiro de 2019.