Administrado por Dom Vito Alberti Lavezzo e Dona Kate Alberti Rossetti, arquivistas do Vaticano.

Pesquise

Motum Proprium - Cum Iuris Canonici Ecclesia


Motu Próprium
Cum Iuris Canonici Ecclesia

Papa Bento III,
Acerca dos textos legislativos

Irmãos todos, foi visto por nosso antecessor de valorosa memória, João Paulo Pp. V, á necessidade da elaboração do Código de Direito Canônico, foi então na época convocada pelo s padre santo, uma comissão de alguns cardeais, que efetivamente deveriam elaborar esta ideia.
Foi visto, que a ação dos textos legislativos, ao longo de nossa trajetória, não foi tão somente uma ideia imparcial, mas foi sempre bem executada pelos que nós precederam, sem nenhuma grande percepção. Entenda-se que, a cada regra proclamada, a cada organização apresentada, a cada norma instituída, eram e são textos legislativos para o bem da Igreja.
Estes textos são tais qual como leis, que regem e fazem-se mover com maior harmonia e clareza, a máquina eclesiástica.
Portanto, dada a necessidade e instituição da já citada comissão para o Código de Direito Canônico (CDC), bem como a necessidade de um órgão que elabore sempre com cuidado e diligência estes tão valorosos textos para a vida da Igreja, instituímos por meio deste, o “Pontifício Conselho Para os Textos Legislativos”, a fim de que por meio deste conselho pontifício, as execute com maior responsabilidade e atenção, a publicação dos textos legislativos.
O texto legislativo, tal por sua natureza, nunca seja aprovado ou vispo por uma só pessoa, mas que a cada novo texto a ser publicado, seja previamente avaliado por uma comissão especifica ou pelo colégio dos cardeais em consistório, junto ao santo padre.
O conselho tem por sua natureza, a missão de guiar e ajudar na elaboração destes textos legislativos, mas nunca de decretar, confirmar ou aplicar novas regras ou diretrizes.
Rogamos que seja de utilidade maior a todos, e de importância para o crescimento e organização da Santa Igreja, sob o rogo da Virgem Maria, a mão de Deus.

Dado em Roma, Junto á São Pedro, 12 de Agosto do Ano Santo da Misericórdia e Jubilar de 2016, Na memória de Santa Joana de Chantal, Primeiro do Meu Pontificado.

+ Benedictus Pp. III
Servum Servorum Dei