Administrado por Dom Vito Alberti Lavezzo e Dona Kate Alberti Rossetti, arquivistas do Vaticano.

Pesquise

Carta Apostólica - Regnum Sacerdotale

CARTA APOSTÓLICA
REGNUM SACERDOTALE
DE SUA SANTIDADE,
O PAPA BENTO V

AOS METROPOLITAS, AOS ARCIPRESTES DAS BASÍLICAS PAPAIS, 
AOS REITORES DE BASÍLICAS HISTÓRICAS DA SANTA IGREJA,
A TODO O POVO DE DEUS PRESENTE NO ORBE HABBIANO

CONVOCAÇÃO DE ABERTURA DA PORTA DO ANO JUBILAR
em preparação aos 15 (quinze) anos da Santa Igreja no Habbo Hotel

    1. O REGNUM SACERDOTALE (Sacerdócio Real) é o chamado e missão de todos os que, no Habbo, tentam difundir a evangelização. Nossa missão deu-se início em 2006, com o jovem Vinicius Soares, mais tarde Gregório XVII e seus companheiros que decidiram, ''com coragem, abrir as portas deste lugar para Cristo e anunciar, sem medo, a doce e reconfortante Alegria do Evangelho num mundo cada vez mais fechado ao Senhor Jesus. A missão da Igreja aqui e em todo lugar deve ser a de anunciar, sem medo, que Cristo vive e nos quer vivos, como suas testemunhas. O maior e melhor exemplo que a Igreja pode dar, muito mais do que por palavras, é pelo seu testemunho e pela sua atitude [1]''. A Igreja no Habbo Hotel, por mais de catorze anos soube difundir este chamado do Senhor; com fé e caridade soubemos e percorremos as estradas do mundo revolto neste orbe. 

    2. ''Porque se anuncio o Evangelho, não tenho de que me gloriar, pois que me foi imposta esta obrigação: ai de mim se não evangelizar!'' (1Cor. 9, 16). O grito do apóstolo Paulo se torna atual diante da realidade virtual nascida no século XXI e também em nossa realidade. A Igreja no Habbo viveu todos esses anos comprometida no serviço aos irmãos que não tiveram seu contato com o Salvador. A ação do sacerdócio real, o régio, é justamente a de anunciar, junto ao clero constituído pelo Senhor, à Sua boa-nova. Nós leigos e, no habbo apresentados numa hierarquia eclesial, tentamos mergulhar as pessoas no mistério da salvação, induzindo-as a seguirem à Igreja da realidade, pois é nela que se encontra a salvação, o próprio Cristo.

    3. Rejubilemos no Coração de Cristo, irmãos e irmãs, por nossa Igreja completar quinze anos de anúncio e vivência da palavra de Deus. O Senhor se fez homem para que conheçamos o mistério da Salvação; nós leigos nos fazemos apostolado e evangelizamos a todos para que conheçam, ainda mais, o mistério dessa salvação que Cristo pregou. ''Nesse ínterim, a salvação das almas compreende-se como âmago e suprema lei da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, que procura agir de misericórdia como Seu fundador agiu [2]''.

    4. ''Outrossim, a Igreja no habbo hotel, com o Espírito de Temor a Deus e a Igreja na realidade, tem por missão evangelizar, sendo chamada ao serviço da pregação da Palavra de Deus, bem como do âmbito pastoral, acarretando os fiéis leigos e clérigos uma experiência pastoral, o exercício do sacerdócio régio, o nosso sacerdócio batismal. Somos, portanto, ''geração escolhida, sacerdócio régio, gente santa, povo de conquista'' (1Pd 2,9), chamados a dar testemunho no habbo de como é Cristo, o pontífice e mestre dos fiéis congregados em Sua Igreja, do qual é Esposo e Cabeça [3]''. Nosso Senhor Jesus Cristo, Pontífice e Mestre do povo cristão; Rei do universo e de toda a terra, quis que sua missão fosse perene e eficaz para a salvação de todos. Ele, de total bondade e amor abraçou Sua Igreja "ao ponto de criar uma aliança inquebrável com esta esposa, formando sua nova aliança. Por tal aliança eles se tornaram ''um só corpo e uma só carne [...], Cristo e à Igreja'' (Ef 5, 31-32), fundados na sólida rocha da fé. Portanto, sendo a Igreja unida ao Corpo de Cristo, se tornando o próprio Corpo Místico de Nosso Senhor sobre a terra, os céus e o purgatório, Ela comunga também da unidade, pois seu próprio criador é Uno ao Pai e ao Espírito Santo [4]". 

    5. Por essa unidade, os leigos comungam também da missão que o Senhor entregou aos seus apóstolos e amigos na fé. Dentre os quinze anos, muitos foram os que passaram pela Igreja no habbo e levaram consigo as experiências e o dom da fraternidade que este apostolado proporcionou a centenas de adolescentes e adultos. A Igreja, sendo guiada por homens, ainda sim teve à assistência do Santo Espírito, pois Ele habita em cada um de nós que aceitamos verdadeiramente Cristo em Sua totalidade e poder.

    6. O que pertence a Deus produz frutos para se sustentar. O Senhor segurou e guiou a Igreja desde sua fundação e nela agiu buscando homens e mulheres para o Seu serviço. Contudo, ainda resta muitos caminhos a ser conquistados, ainda faltam muitos quartos, pessoas e lugares para a Igreja chegar, esta missão não pode findar-se sem antes cumprir o seu total papel. A abertura da porta do Ano Jubilar, significa a abertura da Igreja para um novo ano, um Ano Santo em que toda a Igreja irá celebrar. para nós é motivo de alegria este momento que irá acontecer, pois significa que as promessas de Cristo continuam plenas e irão continuar para sempre (Mt. 16, 18-20).

 7. Portanto, gozando da autoridade apostólica a nós confiadas pelo próprio Cristo, CONVOCAMOS todo o clero a se fazer presente neste momento de singular felicidade. Toda a Igreja deve se fazer presente nas celebrações de aberturas das portas em preparação para o Ano Jubilar. Deste modo, tendo convocado todo o clero, DECRETAMOS:
  • Todas as Basílicas papais deverão ter suas portas santas abertas - cabendo aos Arciprestes sua abertura;
  • Conferimos às Basílicas de São João Paulo II, Nossa Senhora de Fátima e de Nossa Senhora do Monte do Carmo a permissão - cabendo aos seus Reitores a abertura;
  • Todas as Catedrais brasileiras possuem a mesma jurisdição - cabendo aos seus metropolitas a abertura. 
    8. No uso de nossas jurisdições ainda DEFINIMOS que todas as Portas Santas devem ser abertas após a abertura solene na Basílica de São Pedro, priorizando o período após o I Domingo do Advento.

    9. Por fim, pedimos a intercessão da Virgem Maria, mãe e rainha da Igreja, São Pedro e São Paulo e todos os santos e santas de Deus, para que roguem a Cristo pela continuação dos bons frutos da Santa Igreja no Habbo Hotel.

    Dado e Passado em Roma, no vigésimo primeiro dia do mês de novembro do ano de dois mil e vinte, na Véspera do Domingo de Cristo Rei do Universo, primeiro do Nosso Pontificado.

Benedictus, Pp. V
Pontifex Maximus

[1] Homilia de Sua Santidade, o Papa Gregório XVII, o Magno, na ocasião de sua visita ao Habbo Hotel no dia 18 de julho de 2019.
[2] Constituição Conciliar ''Predicate Evangelium'', sobre a Natureza Eclesial da Igreja no Habbo, n° 1.
[3] Constituição Conciliar ''Predicate Evangelium'', sobre a Natureza Eclesial da Igreja no Habbo, n° 25.

[4] Constituição Conciliar ''Predicate Evangelium'', sobre a Natureza Eclesial da Igreja no Habbo, n° 15.