Administrado por Dom Vito Alberti Lavezzo e Dona Kate Alberti Rossetti, arquivistas do Vaticano.

Pesquise

Carta Apostólica "Christum Regem et Sacerdos"

  
CARTA APOSTÓLICA
"CRISTUM REGEM ET SACERDOS"
DO SUMO PONTÍFICE
LUCAS II
Por ocasião da festa de São João Maria Vianney, patrono dos sacerdotes


"Tu es sacerdos in aeternum secundum ordinem Melchisedech." (Sl 110,4) No dia de hoje meu coração é preenchido por um canto novo de louvor a Deus (Sl 96,1), um canto que brota do âmago de alma e exulta a meu Salvador (Lc 1,47), por que ele se dignou olhar para seu povo que era como um rebanho sem pastor, e tendo pena deles (Mt 9,12) instituiu na última ceia o sacerdócio pleno por meio de suas santas mãos, no Cenáculo em Jerusalém, ao mandar que os discípulos repetissem aquele ato em sua memória, até sua volta (Lc 22,19). Através da sucessão apostólica, a Igreja por anos perpetuou o sacerdócio pleno, inaugurado por Jesus Cristo e continuado por seus apóstolos e seus sucessores até os dias atuais.
Durante a história da Igreja, muitos sacerdotes lutaram pela sua santificação e pela santificação de seu povo, seria impossível listar á todos aqui, contudo, desejo no dia de hoje chamar-vos a atenção para um modelo sacerdotal recente. Este modelo, chamado João Maria Vianney trabalhou numa pobre vila francesa e por meio de sua palavra e testemunho converteu e santificou não só esta vila ou seu país, mas o mundo. Ele doou-se inteiramente e sem reservas pela evangelização e santificação, passando horas a fio no confessionário e no altar. Viveu plenamente as palavras de São Paulo, pois para aqueles que para ele olhavam tinham certeza de que já não era mais ele que vivia, mas era Cristo que viva nele (Gl 2,20).
Ao lançar um olhar para o clero atual, vejo a rica diversidade de dons e formas de evangelização que atuam na Igreja. Padres que atuam em suas pequenas capelas, visitam doentes todos os dias e se doam totalmente á Cristo no outro. Vejo bispos que pastoreiam com zelo seu rebanho, sendo incansáveis em visitas pastorais e celebrações. Observo cardeais que trabalham pela santificação do clero e da Igreja por meio de seus trabalhos na Cúria, celebrando missas e rezando pela salvação das almas.
Independentemente da área de atuação de cada um, a Igreja caminha e se esforça para levar á palavra da redenção aos confins do Universo, cumprindo assim o mandato do Senhor (Mt 16,15). Na festa de hoje agradeço á Deus pela vida de cada sacerdote desta Igreja, peço á Ele que continue os guardando e o tornando firmes e fecundos em seu ministério sacerdotal. Minhas sinceras felicitações á todos aqueles que receberam o ministério sacerdotal e hoje são colaboradores da verdade Divina. Sou grato ao Senhor por os ter em nossa Igreja. Que o Espírito Santo santifique sempre mais a Igreja e seus membros, prossigamos caminhando sob sua luz e a proteção da Virgem Maria.

Com a minha pia bênção apostólica,

         Sua Santidade Lucas II         
Servus Servorum Dei

Roma, 4 de agosto do ano Mariano de 2014, na festa de São João Maria Vianney