Administrado por Dom Vito Alberti Lavezzo e Dona Kate Alberti Rossetti, arquivistas do Vaticano.

Pesquise

Bula Super specula militantis Ecclesiæ

BULA
Super specula militantis Ecclesiæ
PELA QUAL SE DISSOLVE A ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE
E EREGE-SE A ARQUIDIOCESE DE SÃO SALVADOR DA BAHIA


PAULUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

Sob os nossos olhos está a Igreja militante em sua totalidade. Todos os fiéis, leigos, leigas, religiosos, religiosas, diáconos, presbíteros e epíscopos, bem como as queridas circunscrições eclesiásticas, estão sob o nosso paternal cuidado. Este múnus, ao qual nos esforçamos para bem desempenhar, nos exige um profundo respeito pela Igreja, sua história, sua dinamicidade e um olhar carinhoso para cada realidade.

Por isso, com atenção, olhamos para a realidade da Igreja de Salvador. Uma comunidade extrema importância, Salvador sempre foi considerada a Arquidiocese Primaz, tal qual é na realidade, embora não tenha grande número de clérigos que morem ali. Ela é um marco da Igreja, tendo ficado ativa entre 2014 e 2019. Apesar do que pese ao contrário, é uma Igreja Particular que merece ter vida, e ser animada, de tal modo, por zelosos pastores que venha a trazer a todo o território brasileiro, a alegria de terem, como Primaz, a Igreja de São Salvador.

Analisando, portanto, a nossa consciência e, em diálogo com nossos colaboradores, havemos, por bem reestabelecer e EREGIR a Arquidiocese Metropolitana de São Salvador da Bahia, tendo como catedral a Basílica do Santíssimo Salvador. A partir do presente momento, passa a ser chamada: Catedral-Basílica Primacial do Santíssimo Salvador. Deste modo, a mesma Arquidiocese seja considerada Arquidiocese Primaz do Brasil, como é de venerável tradição.

Para zelar e povoar clericalmente a Igreja de Salvador que reerigimos, enviamos o Arcebispo, os bispos auxiliares, e todo o clero pertencente a Arquidiocese de Olinda e Recife, a qual DECRETAMOS fechada. ORDENAMOS ainda, que o território da antiga Arquidiocese de Olinda e Recife seja anexado ao território de São Salvador da Bahia.

O Arcebispo de São Salvador da Bahia goze de todos os direitos que gozam os metropolitas e os bispos diocesanos, e nada além do titulo de primaz. Do mesmo modo, cuide por bem estabelecer a Igreja Metropolitana de Salvador, com zelo apostólico, erigindo paróquias, as funções da cúria, e, se convier, o cabido arquidiocesano. Cuide-se para que, na nova arquidiocese, exista um seminário, de acordo com as normas da Congregação para a Educação Católica. E zele-se para que haja tudo que convier a uma Igreja Particular.

Ordenamos, ainda, que haja uma Solene Eucaristia de instalação da Arquidiocese, na qual tome posse o Arcebispo Metropolitano, bem como receba o novo báculo. Ainda, o Arcebispo, solicite as autoridades competentes, um novo pálio para ser usado na nova Arquidiocese, mantendo o antigo pálio guardado em entre seus pertences pessoais e não mais usado.

Por fim, desejamos a todos que essa mudança venha a lembrar-vos da historicidade da Igreja da qual fazemos parte e os estimule a construir, olhando para o passado, uma nova história, duma Igreja cada vez mais bonita e missionária. 
Recomendamos todos aos olhos do Senhor Jesus Cristo, Santíssimo Salvador, de sua Mãe, a Virgem Maria, sob o titulo de Nossa Senhora Aparecida, rainha e padroeira do Brasil, bem como de Santo Antonio de Santa Galvão, dos proto-mártires brasileiros, de Santa Dulce dos Pobres e todos os santos e santas.


Dado e Passado em Roma, na oitava pascal, diz catorze de abril de dois mil e vinte, primeiro de Nosso pontificado.

+ PAULUS Pp. IV
Pontifex et Papam