BENTO IV
SERVO DOS SERVOS DE DEUS,
PARA PERPÉTUA MEMÓRIA
Proêmio
Há muito tempo sonha-se com a criação e implantação de um ritual que contenha a celebração dos sacramentos realizados na Igreja do Habbo. Este desejo de um ritual se estende nos últimos anos, principalmente após a liberação para a assistência dos matrimônios por parte dos ministros sagrados.
Em um primeiro momento diversos livretos foram criados e utilizados para a celebração dos sacramentos a níveis locais. Porém, não chegou a constituir-se e firmar-se um único ritual para o uso de toda a Igreja na administração dos sacramentos, exceto o da Eucaristia e das Ordenações. Pensava-se que o sacramentário deveria ser criado a partir do zero, usando-se apenas os textos aprovados pela CNBB. Passou-se o tempo, por este motivo, nenhum ritual para os sacramentos chegou-se a ser firmado e popular.
No pontificado de Bento IV, analisando que, caso a mentalidade de utilizar apenas os textos da CNBB continuasse, a Santa Igreja jamais teria um sacramentário, decidiu-se, por bem, usar os textos que tínhamos a disposição, conforme aprovados pela Santa Igreja, para a construção deste pequeno livro. Nele estão contidos os sacramentos e o sacramental das exéquias, ritos que tantas vezes realizamos de qualquer modo ou com grande dificuldade. Assim, para promover e facilitar a celebração dos sacramentos, publicamos este Sacramentário Romano. Este foi preparado e formatado pela Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos para o uso da Igreja de Roma e todas as Igrejas Particulares unidas a ela.
Esperamos que, mesmo pequeno, possa estimular os sacerdotes e ministros da Igreja, ao serviço da salvação das almas, a fim de que, presente em todos os momentos da vida dos fiéis, a Igreja possa brilhar como sinal profético de esperança e alegria no Senhor.
+ Bento IV Pp
Servus Servorum Dei