Administrado por Dom Vito Alberti Lavezzo e Dona Kate Alberti Rossetti, arquivistas do Vaticano.

Pesquise

Constituição Apóstolica Dei Universi



CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA
DEI UNIVERSI
DO SANTO PADRE
JOÃO II

PARA CONVOCAÇÃO
DO CONCÍLIO VATICANO VII

                      O Deus do universo, na unidade trinitária, realizou a obra da salvação por meio da ação do Filho, na graça do Espírito Santo. De fato, a salvação do Filho, no sacrifício oferecido ao Pai, liberta o mundo de seus pecados, e do lado aberto de nosso Senhor Jesus Cristo, jorram os sacramentos para a Igreja nascente.
                      Esta salvação nos dá a esperança, pois após sua morte e ressurreição, o próprio Mestre anuncia que estaria conosco até o fim dos tempos e nos deixa sua Igreja para continuar a obra da redenção. Nós somos os continuadores da obra da redenção de Jesus Cristo, arautos da boa-nova, que devemos salvar as almas, como nossa lei suprema.
                      Mas, mediante a esta lei suprema, novas leis devem surgir para que, organizando os pastores da Igreja, o povo de Deus não se perca nas situações muitas vezes vistas.
                      Vivemos em nossa Igreja um tempo novo. Tempo de renovação interior e das estruturas, um tempo que nossos predecessores nunca imaginaram. Por isso, é preciso olharmos a Igreja em sua real e atual situação, que não se pode mais reverter. E, olhando a Igreja, é preciso nos deixarmos iluminar pela Luz do Senhor, para entendermos qual é a nossa missão no mundo atual.
                      Convocamos, portanto, o VII Concílio Vaticano, que se realizará na Basílica de São Pedro, e terá inicio no dia 26 de Novembro. Para tal, convocamos todos os bispos e cardeais, eméritos ou ativos, para tornarem-se padres conciliares e tomarem voz ativa nas decisões deste Santo Sínodo.
                      A comissão Conciliar inicial, será composta pelos 3 Cardeais Bispos, que deverão reunir-se conosco em próxima data, para iniciarmos a agenda e as pautas a serem discutidas nas sessões conciliares, que devem abordar, sobretudo, o aspecto pastoral e missionário de nossa Santa Igreja.
                      Por fim, pedimos a intercessão da Virgem Maria, mãe e rainha da Igreja, de São Pio V, São João XXIII e São Paulo VI, e todos os santos e santas de Deus, para que roguem a Cristo pelos bons frutos desse concílio.
                      Dado e Passado em Roma, no sexto dia do mês de novembro do ano de dois mil e dezoito, primeiro do Nosso Pontificado.

+ Ioannes Pp ll
SERVUS SERVORUM DEI