Administrado por Dom Vito Alberti Lavezzo e Dona Kate Alberti Rossetti, arquivistas do Vaticano.

Pesquise

Bula Qua Pietate - Criação da Diocese de Leiria-Fátima


BULA PONTIFÍCIA
QUA PIETATE

DE SUA SANTIDADE
PIO VI

PELA QUAL SE DECRETA A INSTALAÇÃO
DA DIOCESE DE LEIRIA-FÁTIMA

               Desta Sé Apostólica de Pedro, que por providencia Divina recebemos, voltamos os nossos olhares para todo o mundo e olhamos a piedade popular, como a necessidade do povo de Deus. 

               Por isso, nesta data tão especial do Centenário da Aparição de Nossa Senhora naquela dileta cidade de Fátima, onde a Virgem Maria quis manifestar-se aos três pastorinhos (São Francisco, Santa Jacinta e Irmã Lucia) a fim de lhes dizer sobre como o pecado do mundo desagradava a Deus e como podemos restaurar a nosso bonito vinculo com o Senhor, houvemos por bem analisar acerca do pedido de seu bispo titular, Dom Raul Cardeal Gabriel.

               Há muito tempo o Cardeal Raul Gabriel é responsável pela Igreja de Fátima, pertencente até então a Diocese de Roma, estimulando a piedade popular, a fim de que cada vez mais a mensagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima se espalhe pelo hotel.

               Observamos a estrutura já existente em Fátima, pensando na difusão da mensagem da Virgem, pelo bem do povo de Deus, havemos por bem INSTALAR, por meio desta, a Diocese de Leiria-Fátima, no território Português, tendo como Sé Metropolita a Diocese de Roma, não sendo subordinada a Nunciatura Apostólica para o Brasil.

               A Diocese de Leiria-Fátima tem como Sé-Catedral a Basílica de Nossa Senhora de Fátima, e deve instalar um seminário, seu tribunal interno, e toda a estrutura interna de uma circunscrição eclesiástica, como diocese. Os bispos dali vivam em comunhão com a CNBB, participando ativamente, porém, não podendo assumir da mesma a presidência ou a vice-presidência.

               Nomeamos ainda, por meio desta, Dom Raul Card. Gabriel como legítimo Bispo Diocesano de Leiria-Fátima, devendo tomar posse do ofício no seu devido tempo.

               Confiamos a nova Diocese a sempre Virgem Maria, ela que é honrada com esta nova Diocese, abençoe a esta e a toda a Igreja.

Dado em Roma, junto a S. Pedro, Dia do Centenário de Nossa Senhora de Fátima, 13 de Maio do Ano Mariano das Aparições de 2017, primeiro de nosso pontificado.

+ Pius Pp. VI
Bispo de Roma