Administrado por Dom Vito Alberti Lavezzo e Dona Kate Alberti Rossetti, arquivistas do Vaticano.

Pesquise

Carta Apostólica - Urbi et Orbi


Sua Santidade Leão II,

O Ministério Petrino exige daquele que o ocupa não só a vontade de ajudar, de tornar um povo uno e sempre presente em suas atividades pastorais, mas também tempo e dedicação. Coisa que devido as atribuições da realidade por um espaço de 08 dias não tive. Se errei como pai, tenho a humildade de pedir perdão, se fui omisso como pontífice, novamente peço perdão.

Pela minha ausência nos últimos dias, tenho observado um comportamento muito atípico, vi o cardeal decano ser impulsionado a ir contra mim (sendo este devidamente perdoado), vi alguns clérigos dizendo que não há como continuar desta maneira, e sobretudo vi crises criadas por pessoas que queriam assumir o trono de Pedro. Ao retornar percebi uma realidade diferente, não é que estamos bem, é preciso melhor muito, e estou aqui para tornar isto realidade.

Vi que pouco avançamos, dois novos cardeais, dois novos presbíteros (ainda havendo 6 diáconos a serem ordenados na próxima segunda), um novo bispo, vi o Patriarcado de Portugal sendo criado e crescendo a cada dia, observei outros clérigos antigos regressando de cismas para irem a Portugal, e que há coisas boas oriundas do trabalho deste pontificado.

Fui outrora recomendado a renunciar, avaliei, concordei, decidi. Mas por outro lado vi que a crise era um fantasma criado por minha ausência, e decidi retomar meu compromisso assumido no dia 21/06/17, e pedir a todos que me ajudem, rogar as graças de Deus, e pedir a intercessão da Sempre 
Virgem Maria, para que possa conduzir com excelência essa Igreja a mim concedida.

Por fim, peço vossas ajudas, e disperso-me invocando a Vós as mais copiosas benção pela intercessão da Virgem Maria.

Dado em Roma, Junto á São Pedro, 29 de Julho do Ano Mariano das Aparições de 2017, Primeiro do Nosso Pontificado.

+ Leo Pp. II
Servum Servorum Dei