Administrado por Dom Vito Alberti Lavezzo e Dona Kate Alberti Rossetti, arquivistas do Vaticano.

Pesquise

Bula 'Ecce ego sum' de convocação do mês vocacional do Habbo de 2020

I O A N N E S  P A U L U S  E P I S C O P U S
SERVUS SERVORUM DEI

Constituição Apostólica

ECCE EGO SUM
de convocação do mês vocacional habbiano de 2020.

AD PERPETUAM REI MEMORIAM
«“Eis me aqui», envia-me” foi a resposta do profeta Isaías ao clamor do Senhor: “quem enviarei eu? E quem irá por nós?”, após ter sido ele introduzido à sala do trono do Altíssimo. Na ocasião, viu ele o próprio Senhor, seus serafins e toda a sua glória. Viu-se ele numa tão profunda indignidade que temia o que via, uma vez que, sendo homem impuro e de lábios impuros, havia visto o Deus dos exércitos [1].

Ora, sendo nós tão indignos quanto Isaías, senão mais, também fomos nós chamados pelo Senhor do Universo. Ele olhou do alto de sua glória para o abismo de nossa fraqueza terrena e, como quem ignorasse nossa debilidade, simplesmente disse: “Segue-me” [2]. Assim como com São Mateus, um publicano, um pecador, excluído e segregado pelos hebreus, que se não se conformaram com o fato de um cobrador de impostos ter sido chamado a sentar-se à mesa com o Senhor [3].

E a vocação que o Senhor nos incumbe nada é além dessa “voluntária ignorância”, como se Ele fechasse os olhos à nossa vilania, fraqueza, concupiscência e dissesse-nos: “Segue-me”. Antes mesmo que estivéssemos sobre esta terra, ou que fossemos gerados no ventre de nossas mães, já éramos ungidos e escolhidos para sermos profeta das nações [4].

Sim, em verdade, “somos chamados a ser anunciadores da Boa-Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo através do nosso apostolado virtual” [5], e como parte disso, colaboramos igualmente à nossa vocação real, seja ela qual for. O serviço habbiano forma-nos, sobretudo no que diz respeito à liturgia, acostuma-nos à convivência em comunidade: as diferenças de comportamento, pensamento, espiritualidades e carismas. Quando usado de maneira santificante, isto é, de reta e boa intenção, este jogo traz-nos frutos abundantes que, quando usados na realidade, somam-nos.

E é fomentando essa experiência pastoral e de convivência que me vi no dever de fomentar ainda mais essas nossas vocações reais por meio do Habbo, e como forma de favorecer os nossos caminhos, CONVOCO o mês vocacional de agosto de 2020 em todo o orbe habbiano, promovendo, incentivando e discernindo nossos chamados por meio do serviço, da oração e da caridade.

Por meio disso, possamos retornar para nossa essência evangelizadora de proclamar e levar o evangelho aos irmãos e irmãs que estão presentes na nossa realidade Habbiana [6]. E que, renovados pelo novo chamado sempre tão antigo e sempre tão novo, como nos ensina Santo Agostinho, possamos tomar nossas cruzes, negar a nós mesmos, e seguir ao Senhor [7], rumo à Cidade Eterna, Jerusalém Celeste. Assim seja.

Dado em Roma, junto a São Pedro, a primeiro de Agosto, na memória de Santo Afonso de Ligório, do ano da graça do Senhor de 2020, primeiro de nosso pontificado.

+ IOANNES PAULUS, PP. VII
Pontifex Maximus

Eu o subscrevi,
Dom Tomás Skol Sharpen Abels von Klapperschlange Cardeal Araújo

_____

[1] cfr. Is 6
[2] Mt 9, 9
[3] cfr. Mt 9,11
[4] cfr. Jr 1,5
[5] João Paulo VI, Carta Apostólica Ecclesiam Populi, cap. I, 2;
[6] Joseph Ravassi, Carta pastoral Domini Grecis;
[7] cfr. 16,24