Administrado por Dom Vito Alberti Lavezzo e Dona Kate Alberti Rossetti, arquivistas do Vaticano.

Pesquise

Bula Ad universas orbis Ecclesias - Pela qual se cria a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro


PAULUS EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

BULA AD UNIVERSAS ORBIS ECCLESIAS

PELA QUAL CRIAMOS A ARQUIDIOCESE METROPOLITANA DE
SÃO SEBASTÃO DO RIO DE JANEIRO NO HABBLET HOTEL

               Estendendo com zelo nossa paternal solicitude a todas as Igrejas do Orbe, em virtude do ministério do nosso Apostolado, de tempos a tempos tomamos as medidas que julgamos que serão mais aproveitadas ao estado das Igrejas particulares e ao bem espiritual das almas que nos foram confiadas no Senhor.

               Por isso já de há muito a Sé Apostólica desejou, e foi sempre seu principal cuidado e solicitude, estabelecer, nas regiões brasileiras, e distantes de nossa realidade de atuação, Sés-Episcopais. Nem a Santa Sé ocultou seu empenho de atender aos interesses da Igreja, porém muitas vezes o declarou e não houve bom animo da parte do clero em criar estas dioceses fora do Habbo Hotel.

               Contudo, levado pelas mesmas razões Bento III, nosso predecessor de feliz memória criou no ano Jubilar de 2016 a atual Arquidiocese de Belém, no Live Hotel, que produziu abundantes e salutares frutos em benefício das almas.

               Nós também pensamos ser não só oportuno, mas até necessário, no Senhor condescender com os desejos manifestados pelos que estão fora de nossa área de atuação, que são também os dos Católicos Brasileiros; portanto julgamos conveniente erigir, no Habblet Hotel, Província Eclesiástica. 

               Portanto, ratificando e tendo examinado e ponderado com madura deliberação tudo que em negócio de tal natureza deve se considerar e, e em virtude da plenitude do poder Apostólico, decretamos o que se segue: Eregimos no Habblet Hotel a Arquidiocese Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, com todos os direitos e deveres das demais arquidioceses brasileiras, tendo como área de atuação todo aquele hotel, e cumprindo com a ordem do Senhor: Ide a todo mundo, a todos pregai o Evangelho!

               Desejamos que a Arquidiocese de São Sebastião, seja a presença de nossa Igreja no meio daquele povo, que necessita das graças do Senhor. Que os bispos para ali nomeados hajam sempre em plena comunhão com esta Sé Apostólica de Pedro, não caindo na mancha do pecado original; o poder que corrompe a nossa humanidade e nos transforma em seres pecadores e distantes da graça do Senhor.

               A nova arquidiocese, além de submissa a esta Sé Apostólica, deve reconhecer-se submissa as ordens da Nunciatura Apostólica para o Brasil e cumprir com aquilo que for disposto, como qualquer outra Igreja particular.

               Queremos também que aos transuntos das presentes Letras impressas, e com nosso selo, seja lida na solenidade de criação da Arquidiocese, por um clérigo constituído em dignidade, que dê fé dessas letras apostólicas. 

               A ninguém, portanto, seja lícito infringir, ou com arrojo temerário contrariar esta nossa Carta de fundação e de ereção. Se, porém, alguém se atrever a um tal atentado, saiba que há de incorrer na indignação de Deus Onipotente e dos bem-aventurados Pedro e Paulo, Apóstolos.

Dada em Roma, junto a S. Pedro, no ano missionário de 2017, no dia décimo quinto de dezembro, primeiro do nosso Pontificado.

+ Paulus Pp. II
Pontifex Maximus