BULA PONTIFÍCIA
Lucam Episcopus,
Servum Servorum Dei
Bula Pontifícia
Copiosus Ecclesiarum Omnium
Pela qual, criamos a Arquidiocese de Belém do Pará,
Ad Perpetuam Rei Memoriam
Irmãos excelentíssimos, tendo revestido-nos em nosso ofício grave, ao ocuparmos a primazia da cátedra apostólica de Roma, a qual somos solicitados pela solicitude pastoral das várias realidades das porções do povo de Deus, a constituir e erigir circunscrições eclesiásticas de acordo com as devidas necessidades próprias de toda a Igreja.
Sendo, fomos solicitados pela comunidade presente na prelazia de Marajó (live hotel), mediante a seriedade e a grande força, presente naquela porção do povo de Deus, antes dependente da arquidiocese de São Salvador da Bahia, somos levados ao observar a grandeza dos trabalhos desenvolvidos e a unidade demonstrada, a atender a solicitação devida e canonicamente erigir aquela porção do povo de Deus, como arquidiocese metropolita, com todos os direitos e deveres próprios desta Igreja particular.
Portanto, após ouvir o parecer da congregação para os bispos e acolhendo ao conselho dos irmãos, e usando de nossa autoridade, erigimos canonicamente a arquidiocese de Belém do Pará (live hotel), com todos os direitos e deveres a esta Igreja particular obrigados. De igual maneira, dissolvemos a então prelazia de Marajó, e a desligamos de qualquer ligação com a presente nova arquidiocese.
Ainda, tendo em vista a continuidade do trabalho iniciado e em vista do cuidado ao rebanho presente, nomeamos ao Excmº Dom Giovanni Betori, como arcebispo metropolitano, para junto ao rebanho dar continuidade aos trabalhos ardorosos naquela Igreja particular.
Exortamos ainda que, assim que proclamada estas nossas letras apostólicas, sejam acolhidas com alegria e obediência por todo o clero e o povo de Deus, presente na nova arquidiocese de Belém do Pará, com toda sua formação própria.
Desejamos ainda, que tão logo seja criada a nova arquidiocese, seja tomada posse canônica na nova Igreja Catedral, e feita as atas da celebração, sejam enviadas a esta Sé Apostólica.
Admoestamos ainda, que em nada o que aqui proclamamos seja descumprido e que a nova arquidiocese de Belém do Pará, mantenha-se em ligação direta junto a Sé Apostólica, bem como em atenção e submissão junto a Nunciatura Apostólica do Brasil, para que tudo possa se encaminhar como se deve.
Por fim, rogamos que seja continuado com maior empenho e ardoroso cuidado o trabalho desenvolvido naquela igreja particular, de modo que se torne cada vez mais conhecido a missão da Igreja, junto ao clero e ao povo de Deus.
Dado em Roma, Junto á São Pedro, 18 de Outubro do Ano Mariano das Aparições de 2017, Primeiro do Meu Pontificado.
+ Lucam Pp. III
Servum Servorum Dei